sábado, 19 de abril de 2008

O que é que nos determina?


O que é que nos determina?

A ética ou a moral?


O que são elas?

Há quem determine

Que ambas são sinonimo

Uma da outra.


Outros dizem que uma

É a raiz da outra.

E a outra,

Determinada pela sua

Raiz,

Em função de juízos de

Valor.


As nossas acções,

São determinadas

Pela ética ou pela moral?


Os nossos princípios são

Determinadas pela ética

Ou pela moral?


Até que ponto,

Temos determinados

Conceitos

Marcados no nosso ser?


Temos conceitos?

Temos princípios?

Vivemos deles?


Ou as leis determinam-nos?!


Precisamos delas para

Podermos viver em harmonia?

Para viver em respeito?

Mas não é disso que a moral

É feita?

De que a ética foi criada?


Leis,

Conceitos,

Filosofias,

Podem mesmo determinar

Quem somos.

Mas nunca poderão

Descrever quem realmente

Podemos vir a ser,


Por que esse momento,

Só poderá ser testado

E demarcado,

Quando determinamos

Quem realmente somos

E quem verdadeiramente escolhemos

Ser!

2 comentários:

Pi disse...

Para mim ética e moral são duas coisas distintas... podem estar ligadas, mas nao necessariamente..

E o que me determina, não só, mas acima de tudo são as circunstancias, são elas que fazem de mim aquilo que eu sou..

Como disse alguém : " Eu sou eu, e as minhas circunstancias"

E quanto ao meu EU, ai é q entra a etica, a moral, os principios...

Não sei se escolho ser a pessoa que sou.. e nem sei se sou a pessoa que escolho ser...

Ai amiga, tu pões-me sempre a pensar quando te leio caramba...

São tantas as questões, e tão escassas as respostas....

Asca disse...

Sim é verdade, são duas coisas distintas ;)
mas é tudo tão relativo!!
Tudo depende como determinas a tua vida, de como queres a viver!

Não te esqueças o que te determina, são as regras que estão dentro de ti, as regras que criaste..

Continua assim! ^v^

Só o facto de leres e pensares, fazes com que continue a escrever!!

Sempre bom ver-te por cá!